terça-feira, 30 de novembro de 2010

Currículo e suas características!

Segundo o professor  Antonio Flavio Barbosa Moreira, grande pesquisador no campo curricular, o currículo é organizado em um determinado contexto histórico de um dada sociedade e vai refletir aquilo que a sociedade quer formar como pessoa, membro de uma sociedade.
Se vivemos na chamada sociedade da informação, tecnológica, espera-se que a escola instrumentalize os seus alunos para viver nela. Entretanto, o currículo não pode se restringir as demandas da sociedade, e sim ir além no sentido de preparar  cidadãos para efetuarem mudanças que considerarem importantes.

O currículo é um espaço de pesquisa, e portanto flexível. O professor tem um papel de selecionar e organizar, estimlando os seus alunos a serem "habitantes" conscientes no mundo virtual. 
Nste sentido, para o  uso das Tics nas escolas é necessário não só o conhecimento técnico delas, e também o pedagógico no sentido de sabermos usá-las para produzir conhecimento, promover interação, estimular a participação e diálogo, ou seja, a democratização digital.
A formação continuada dos professores para a prática de uma pedagogia diferenciada com o uso da tecnologia é um um processo iniciado por parte do MEC e de Secretarias de Educação de alguns Estados, de algumas Instituições de ensino  que precisa ser fortalecido e popularizado para todos os educadores. Muito temos que caminhar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário