Segundo o professor Antonio Flavio Barbosa Moreira, grande pesquisador no campo curricular, o currículo é organizado em um determinado contexto histórico de um dada sociedade e vai refletir aquilo que a sociedade quer formar como pessoa, membro de uma sociedade.
Se vivemos na chamada sociedade da informação, tecnológica, espera-se que a escola instrumentalize os seus alunos para viver nela. Entretanto, o currículo não pode se restringir as demandas da sociedade, e sim ir além no sentido de preparar cidadãos para efetuarem mudanças que considerarem importantes.
O currículo é um espaço de pesquisa, e portanto flexível. O professor tem um papel de selecionar e organizar, estimlando os seus alunos a serem "habitantes" conscientes no mundo virtual.
Nste sentido, para o uso das Tics nas escolas é necessário não só o conhecimento técnico delas, e também o pedagógico no sentido de sabermos usá-las para produzir conhecimento, promover interação, estimular a participação e diálogo, ou seja, a democratização digital.
A formação continuada dos professores para a prática de uma pedagogia diferenciada com o uso da tecnologia é um um processo iniciado por parte do MEC e de Secretarias de Educação de alguns Estados, de algumas Instituições de ensino que precisa ser fortalecido e popularizado para todos os educadores. Muito temos que caminhar...
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