Mudanças e permanências... é possível!!!
Produção de vídeo feita no Parque indígena do Xingu – MT com a tribo Kuikuru, é uma demonstração de articulação entre currículo, tecnologia e cultura.
Um das características fundamentais de um currículo é a diversidade cultural. Vivemos numa sociedade plural e, o mundo indígena é uma de suas facetas.
Este registro sobre os kuikurus revelando suas características de organização social, política e econômica através de relatos de seus próprios membros, imagens e filmagens, é uma forma de conhecer, aprender que supera qualquer texto, livro didático dentro de uma sala de aula.
Aprender está além dos muros das escolas e as tecnologias estão aí para transpor os limites, e ir além das velhas formas de aprendizagem.
Não basta registrar e conhecer. É preciso saber o objetivo!!. Saber das culturas existentes, estimular o respeito à diversidade, o relativismo cultural, o senso crítico sobre as mudanças que ocorrem em diferentes culturas com a globalização.
As mudanças e as influêncas culturais não podem significar a perda de uma identidade cultural essencial, como é mostrado em um dos relatos. Há por parte de líderes da comunidade indígena, a utilização da tecnologia para registrar e documentar suas festas com as danças e sons com objetivo de preservá-las. Aí... tecnologia servindo para registrar, refletir e preservar cultura "aqui" e "lá"!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário