Pedagogicamente Interdisplinariedade significa cooperação, diálogo entre os conhecimentos disciplinares. E de acordo com o grau de interação entre as disciplinas foram criados vários termos: multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.
O trabalho com projetos é interdisciplinar quando pressupõe uma organização, coordenação das ações disciplinares focadas e orientadas por um interesse comum. Ele rompe com as fronteiras disciplinares.
No projeto não se trata de trabalhar com temas geradores e ações previstas!! Na verdade o que se vislumbra no trabalho com projetos na educação “ Não é um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar” (Thiago de Melo).
Os projetos são essencialmente oportunizadores de atitudes autônomas por parte dos alunos, contribuindo para a formação de uma cultura que estimula o trabalho colaborativo, a interação e o espírito democrático. O aluno pesquisa, questiona, decide, produz, torna-se autor de seu trabalho. E, o professor? Um mediador!!!
No desenvolvimento de projetos o professor precisa conhecer as potencialidades e as limitações das diferentes tecnologias existentes em sua escola, para saber usá-las como um instrumento facilitador da aprendizagem e enriquecedor do projeto na utilização de diversas linguagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário