domingo, 12 de setembro de 2010

Grandioso pensador brasileiro: Paulo Freire!


Ao trabalhar com projetos, é norteador ler as idéias de Paulo Freire pois, uma das grandes inovações da pedagogia freireana é considerar que o sujeito da criação cultural não é individual, mas coletivo. Freire  defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a “ler o mundo” para poder transformá-lo.  E   a leitura de  hoje é de um mundo digital, onde os projetos escolares devem desenvolver as competências para os alunos  viverem e agirem neste mundo e sociedade conectada.

“Um conceito a que Paulo Freire deu a máxima importância, e que nem sempre é abordado pelos teóricos, é o de coerência...“As qualidades e virtudes são construídas por nós no esforço que nos impomos para diminuir a
distância entre o que dizemos e fazemos”, escreveu o educador.

“Como, na verdade, posso eu continuar falando no respeito à dignidade do educando se o ironizo, se o discrimino, se o inibo com minha arrogância?” Você, professor, tem a preocupação de agir na escola de acordo com os princípios em que acredita? E costuma analisar as próprias atitudes sob esse ponto de vista?”
(Fonte: http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod84666/conteudo/unidade_1/Eixo1-Texto8.pdf)

Um comentário:

  1. excelente escolha, Silvane !
    Paulo Freire sempre soube que chegar junto é mais importante do que chegar primeiro...
    bjs

    ResponderExcluir